Cirurgia Robótica

A Cirurgia Robótica vem se difundindo cada vez mais no mundo para as cirurgias em geral, principalmente em urologia. Nos Estados Unidos, estima-se que mais de 80% das prostatectomias radicais (retirada radical da próstata por câncer) sejam realizadas por via robótica. Em São Paulo, observamos que o número de robôs disponíveis para cirurgia nos hospitais privados vem crescendo.

Em urologia, utilizamos o robô para cirurgias da próstata, bexiga e dos rins. Através de um console, o urologista controla os braços do robô, que reproduzem de maneira perfeita, com eliminação do tremor, os movimentos do cirurgião. Tudo isso, aliada a uma visão tridimensional, resultando num menor sangramento (e na maioria dos casos menor taxa de transfusão), menor tempo de internação hospitalar e recuperação mais rápida do paciente.

Benefícios da Cirurgia robótica
Menor Sangramento
Menor tempo de internação com alta no dia seguinte após a cirurgia ou no máximo 2 dias após
Menos dor no pós operatório
Retorno mais rápido às atividades do dia a dia
Recuperação da continência urinária mais rápida
Sala cirúrgica que conta com a presença do console do lado esquerdo da foto e o robô a esquerda do paciente, com seus braços controlando as pinças.

Dr. Flávio iniciou seu interesse em Cirurgia Robótica em 2014, quando realizou seu Observership no Brady Urological Institute at Johns Hopkins School of Medicine – com os médicos M.Allaf e C. Pavlovich. A partir de então, decidiu procurar um treinamento prático (não somente observacional, mas um lugar onde pudesse realmente operar).

Em fevereiro de 2016 mudou-se para Adelaide, na Austrália, onde iniciou então seu treinamento intensivo (Clinical Fellowship) em câncer de próstata, guiado por renomados chefes (Dr. Peter D. Sutherland, Dr. Andrew Fuller e Dr. Richard Wells)realizando um número considerável de casos após aprender passo a passo este tipo de cirurgia. Permaneceu lá por um ano e meio, retornando ao Brasil em junho de 2017 após ser certificado pela Intuitive como cirurgião de console somente quando ultrapassou o número mínimo de casos exigidos por aquele país. Neste período, também pode assistir grandes discussões teóricas durante os congressos da Associação Americana e Européia de Urologia.

Assista o vídeo explicativo sobre o serviço de cirurgia robótica de um dos hospitais onde atua Dr Flávio Ordones (Hospital Alemão Oswaldo Cruz)

Responsável Técnico: Flávio V. Ordones | CRM 134507-SP - RQE 52584 | Dr. Flávio Ordones © 2019
error: Content is protected !!